domingo, 9 de setembro de 2012

A Fé!


 Senhor, eu creio, mas aumentai a minha Fé, Ámen!

A força motriz da Fé, é a história da Salvação, ou se desejarmos a história da revelação de Deus aos homens, no qual o povo Judeu tem uma importância vital, pois foi o povo escolhido para acolher o próprio Deus encarnado na figura de Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro Homem onde a revelação atinge a sua plenitude. Deus mostra-se aos homens tal como é, um Deus de Amor, um Deus que se baixa até à condição humana e partilha com essa condição todas as suas limitações, nasceu num estábulo que o protegeu do frio do inverno, com José aprendeu a trabalhar e a suar para ganhar o sustento, a sua família foi obrigada a viver em terra estrangeira, cumpria as prescrições da Lei e pelo seu zelo à lei aperfeiçoou-a com os seus ensinamentos, sem retirar sequer uma vírgula, passou a sua vida, e especialmente na sua vida pública e relatada nos evangelhos a fazer bem aos homens, e a consolar os pequenos e pobres e a ensinar os ricos e a fazê-los a todos os seus discípulos! Ora nesta pequena reflexão  da sua vida podemos deduzir como Deus feito homem, soube aceitar as limitações e contrariedades da vida de modo simples e humilde, cumprindo a sua missão universal de salvar o homem com o seu sangue, não de forma espectacular ou ruidosa, mas em silêncio e cheio de amor pelo Pai, conseguindo na Cruz dar glória ao Pai, na altura numa região remota do império controlado por Roma, na época o centro do mundo. Ora foi o testemunho que deu do Pai ao seus discípulos, um testemunho puro e verdadeiro e feito com autoridade, que hoje recebemos através da sucessão contínua dos seus discípulos, sendo nós também convidados a dar o seu testemunho, pois apenas o filho do Homem conhece o Pai e apenas por Ele chegámos ao Pai, pois ele incarnou no meio de nós para nos elevar até Ele, destruiu as portas do pecados e abriu as portas do céu, para que todo o Homem que crê no seu nome, seja salvo. De facto a Fé é um tesouro precioso que recebemos dos nossos pais e da nossa comunidade, que por sua vez recebeu das gerações anteriores, até remontarmos a Cristo, o verdadeiro Mestre da Vida, que a criou e a dá em abundância. A vida de Jesus encerra toda a Fé, e por ela o Homem é transformado, foi para isso que fundou a Igreja Católica, que significa Universal, para que os seus ensinamentos sejam perseverados por ela, incumbindo-a com a missão de ensinar todos os povos, para que todos possam alcançar a salvação, prometendo estar connosco até ao fim dos tempos, desde logo na Eucaristia presença viva e actuante de Jesus sob as espécies de pão e vinho, para que o Homem seja transformado no seu interior num novo Cristo. Concluindo a Fé que ensinámos foi do alto revelada, e por isso a sua origem não é humana, mas sim Divina, deste modo distingue-se de qualquer plano ideológico  ou de auto ajuda, mas é a própria vida em plenitude manifestada por Cristo e por ele dada aos que crêem, deste modo a chama da Fé manter-se-á acesa até ao fim dos tempos!

Tudo é possível para aquele que crê, são palavras do próprio Cristo.. de que estamos à espera!

Sem comentários:

Enviar um comentário