quarta-feira, 26 de maio de 2010

Reforma da Igreja

O avanço do secularismo na sociedade Ocidental, no qual a própria Igreja foi arrastada, ou virada, depois do concílio vaticano II, no qual é flagrante na liturgia cada vez mais pobre, porque cada vez mais virada para o homem, urge hoje uma resposta da Igreja, pois ela própria corre o risco de auto-destruir, ainda que Cristo não deixe! O secularismo no seio da Igreja não é novo, e por isso nem os escândalos dos seus membros são novos! Antes do renascimento do século XI da Cristandade na Europa, os cargos religiosos estavam como que submersos sob o poder temporal! O que despontava muitos escândalos como o Nepotismo, Simonismo(venda de cargos) ou Nicolaísmo (concubinagem), tal como hoje são os de pedofilia.. e tal como no passado o problema é o mesmo.. é a secularização da Igreja, se no passado a Igreja estava dependente do poder temporal, para assegurar um pouco da sua liberdade num tempo violento e de insegurança, hoje está submerso nas opiniões temporais e de moda, e em detrimento da Verdade eterna!

A Igreja no século XI, começou a libertar-se do jugo do poder temporal e a prosseguir uma linha, uma reforma, que contemplava o separar de águas entre o poder temporal e espiritual, que culminou no Didactus Papus de 1075 do Papa Gregório VII. Este sacralizar da vida temporal com a instituição das Tréguas de Deus, com a instituição da Paz de Deus, que proibia as guerra em determinados dias, a elevação do poder espiritual sob o temporal com a autonomia do poder da Igreja submisso ao Papa e não aos senhores, contribuindo para o enfraquecimento do nepotismo e simonismo, também a vitória do Papado sobre o Imperador na vocação do poder universal. A instituição do celibato para combater nicolaísmo, e a reforma litúrgica que homogeneizou o rito Gregoriano em toda a Cristandade. Esta reforma foi tão importante para o desenvolvimento da civilização Europeia, que é um dos pontos principais que hoje define, o que chamámos de Ocidente!

A reforma Gregoriana do século XI, levou o mundo a um dos maiores expansões civilizacionais de toda a história, no qual a Europa descolou sob todas as outras regiões e civilizações de então.
A Igreja também hoje só tem um rumo, desembaraçar do que é perecível e temporal, e voltar outra vez para a Verdade, que não muda, foi este pensamento universal e sacro, que fez também despontar as universidades na Europa! Por isso vejo com bons olhos a reforma liturgia empreendida por este Papa, reformando a Liturgia actual que já não é do meu tempo, mas dos anos 60, e voltando para a liturgia milenar da Igreja que desenvolveu com o conhecimento da revelação, e por isso sempre fiel à verdade da Fé que não muda, porque eterna!

Sem comentários:

Enviar um comentário