sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sobre a Fé!

Jesus Cristo, a última palavra de Deus, "para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."João 3:15 Podemos perguntar-nos como o homem chega à Fé em Jesus Cristo? que é o ponto fulcral da frase acima citada. Se podemos dizer que a Fé, é antes demais um dom de Deus, isto porque, só quem vem do Alto "dá testemunho daquilo que viu e ouviu" João 3:32 para isso Cristo encarnou para nos revelar a Verdade que Salva, e o próprio Pai pois "Quem me vê a mim vê o Pai" João 14:9 foi assim que nu na Cruz mostrou o amor que Deus tem por nós.
E para que muitos homens fossem salvos, constitui os seus discípulos fundadores da sua Igreja imperecível, que é o seu corpo, e já reina gloriosa no Céu. Simples, humildes e verdadeiras testemunhas enviados pelo Próprio para que anunciassem o evangelho da salvação a todo o homem, de toda a condição! Para que todo aquele que ouvisse e crê-se não pereça!
Todo o homem que houve a verdade é livre de crer ou não crer, consoante as suas razões, mas o fruto da recta razão é a Fé, pois reconhece o seu justo limite e a necessidade e o Bem da Fé, mas a Fé para florescer tem que ser semeada em terreno bom, como diz a parábola do semeador "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram À beira do caminho e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram furto: umas, cem, outras sessenta, e outras trinta." (Mt 13 3:8)
Assim semeada a semente da Fé pela pregação, nós passamos a conhecer o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o julgamento que fazemos dele e não apenas de uma parte que conhecemos ou a que mais nos convêm, e racionalmente definirmos como Bom, então temos Fé, recebemos o baptismo e tornamos-nos Católicos!
Por exemplo, os materialistas e liberais que fomentam o egoísmo, o hedonismo, o orgulho, só podem julgar Cristo como Louco, ainda que mutilam o Evangelho citando-o uma e outra vez, quando mais lhe convêm, mas ignoram e repugnam o corpo coerente da doutrina, que Cristo anunciou com a autoridade do Pai!
Os Judeus vêm Cristo como blasfemo quando este afirmava ser "Filho de Deus", outros vêm-no como um Profeta como os Islâmicos, ou iluminado como os Budistas, os Romanos julgaram-no como Criminoso!
Hoje os Agnósticos afirmam que não sabem, porque não o podem, e depois afirmam que não têm Fé porque Deus nã lhes iluminou com um conhecimento intuitivo e sentimental da Fé. Como se a Fé fosse um conhecimento interior e intuitivo que Deus dá aos homens, ou que este mesmo conhecimento fosse o que temos de divino em nós.. Daqui concluem que todas as religiões são boas e verdadeiras, pois de outro modo não se explicava porque no mundo árabe 99% das pessoas são islâmicas, na Índia são hinduístas, será que Deus esqueceu-se de dar lhes o conhecimento intuitivo e interior da Fé Católica nos homens desse território? é óbvio que não.
A Fé advêm da nossa vontade de Crer ou não de crer, depois de conhecermos e definirmos racionalmente dentro do limite da razão o Bem desta, e depois, coerentemente abraçarmos os mistérios inerentes à Fé, que sustentam de cima todo o edifício Bom, cujas as bases são a razão que o homem precisa, para chegar ao topo do edifício, conhecendo desde já as realidades de cima pela fé que sustenta, que é proclamando por milhões de testemunhas e mártires, que ouviram dos primeiros Apóstolos e que formam a Igreja Católica!
Assim nós Católicos, afirmámos que Jesus Cristo é filho de Deus, que encarnou para a remissão dos nossos pecados, (é só seguir o credo) , e é o fim de todas as coisas e para Ele todas as coisas são feitas! Assim no final da história a sociedade dos homens tornar-se-á o Reino de Deus no Céu! Cristo foi na história Amor e Luz tal como na Eternidade É e o homem deve ser!
Cristo foi na história Justo e Verdadeiro tal como na Eternidade É e o homem deve ser!
Cristo foi na história Grande e Humilde tal como na Eternidade É e o homem deve ser!
A todos homens bons que não têm Fé, é porque não ouvistes falar de Cristo, e aos agnósticos que não procuram a verdade, pois afirmam a incapacidade do homem em a conhece-la, e também afirmam que não têm Fé, porque Deus não lhes deu, podem esperar interminavelmente pelo conhecimento da verdade (vós preferis viver sem ela) e da Fé, pois Deus não se dá a conhecer intuitivamente, quando deu ao homem um espírito racional para conhecer o que é Bom e o que é mau, o que é Verdadeiro e que é errado, o que é Belo e o que é feio. Por isso "Deus é Amor"1 João 4:8, pois é a Dom mais Boa, mais Verdadeira e mais Bela.

Sem comentários:

Enviar um comentário