sábado, 21 de agosto de 2010

A melhor constituição segundo Aristóteles

Segundo Aristóteles o melhor governo para a sociedade dos homens é o regime moderado, tem que estar organizado de tal maneira para que todos os indivíduos tenham a possibilidade de participar, ainda que praticamente ser impossível participarem todos ao mesmo tempo.. tal como a virtude, que Aristóteles considera como o meio entre dois vícios, como que um circulo perfeito se tratasse, assim se este definha ou aumenta de tamanho, este (o circulo) perderia a sua forma perfeita, apenas um pequeno exemplo, entre muitos dado por Aristóteles «Quem está aquém das marcas distintivas do magnânimo é pusilâmine, quem as ultrapassa é um vaidoso.1» assim o melhor governo e o mais virtuoso, seria aquele mais moderado entre os dois vícios habituais da sociedades humanas, a tirania de um só homem, e a tirania da multidão, que são as formas degenerativas da monarquia e da democracia. Por isso Aristóteles enfatiza a importância da classe média numa sociedade composta invariavelmente por homens pobres, ricos e os de média fortuna que devem ser pelo menos mais de um terço da população ou idealmente dois, para que as outras duas classes juntas não conseguissem ser a maioria, pois estes têm a vantagem da semelhança do seu estado individual e civil, fazendo fruir a amizade entre eles, necessária para o êxito de qualquer comunidade e estado, não desejando bens alheios como os pobres nem excitando a inveja de ninguém.
Constrói então a sua constituição através de elementos democráticos (governo dos pobres) ou oligárquicos (governo dos ricos), para que destes elementos dialecticos, acabassem por criar uma síntese virtuosa ou um justo meio, que ele chamou de república (rex+ publica) que poderia ser mais democrática ou mais aristocrática (espécie de monarquia com vários homens), consoante o numero de elementos imbuídos na constituição de cada forma governamental.. o essencial seria ordená-los para que ninguém se visse prejudicado e principalmente para que o vicio da tirania não se despontasse nem dos pobres nem dos ricos.. Assim é essencial para a sobrevivência de um estado ter elementos democráticos, aristocráticos/monárquicos.. e uma classe média para os proteger quer dos ricos quer dos pobres!

Nota:Portugal, país de 10 milhões de habitantes, mais de 4 milhões de pessoas estão dependentes do Estado, e a classe média está continuamente a perder força.. por isso não é de admirar que os demagogos sejam eleitos, e destruam ainda o que resta dos valores nobres de Portugal como a vida..

1- Aristóteles - Ética a Nicómano, editora Quetzal textos clássicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário