terça-feira, 13 de outubro de 2009

Crescimento da Igreja Católica

Cristo quando pregava, anunciava a proximidade do Reino de Deus, que a sua vinda estava próxima, mas sabia que o ápice da batalha só se daria no monte calvário, que a vitória definitiva só seria alcançada na Cruz como também a derrota de todos os seus inimigos, e Cristo pregava "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." (João 12:24) "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim" (João 12:32) porque foi para isto que Cristo veio, para dar a sua vida ao mundo (João 12:27).
E que é o Reino de Deus senão Cristo, o "Reino de Deus é a vida em Abundância", (Jesus de Nazaré, Papa Bento XVI pag. 434) a Vida que é senão Cristo, como o Próprio afirmou, por isso Lucas afirmou que o "Reino de Deus já está no meio de nós" (Lucas 17:21) pois ele veio ao mundo, para conquistar-nos ao seu inimigo e derrotar o príncipe deste mundo (João 12:31) e foi ao povo Judeu escolhido por Deus que Ele se revelou, não porque o Reino de Deus é exclusivo dos Judeus, muito pelo contrário, todos estamos chamados a Crer em Cristo, porque todo aquele que Crê será salvo, no entanto, Deus quis encarnar como Homem, nascido de uma Mulher, porque o seu Amor não tem limites, de tal modo, que sendo Deus "esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens;"(Filipenses 2:7) assim providencialmente o povo Judeu foi preparado por Deus, como necessário para o plano da salvação.
No entanto ainda que Cristo conquistou-nos derramando o seu próprio Sangue, Deus não impõe a Salvação aos Homens e respeita a sua Liberdade, assim antes da definitiva vinda de Cristo, para julgar os vivos e mortos, Deus quis que o Homem participasse no seu plano de Salvação, assim instituiu a sua Igreja, dando a Pedro a chaves do Reino dos Céus, tornando-se chefe dos Apóstolos, dando a cada um graças conforme a sua vontade como diz S. Paulo (1 Coríntios 12):
"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, vos deixáveis arrastar irresistivelmente, para os ídolos mudos. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para proveito comum. Porque a cada um pelo manifestação do Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de cura; E a outro a operação de milagres; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos baptizados em um só Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebemos do mesmo Espírito."
Assim o Espírito ordenou a Igreja sabiamente, pois as graças e as vocações são diferentes, unidos na mesma Fé, confirmada por Pedro e guardada pelos Bispos ao longo dos tempos, através dos seus sucessores apostólicos devidamente eleitos no qual receberam a autoridade dos seus anteriores e estes de Cristo, segundo a vocação de cada um, tendo como único tesouro para guardar, o depósito da Fé revelado por Cristo. Com a plenitude do Espírito Santo, prometido por Cristo, deu aos seus Apóstolos à sua Igreja, os sete sacramentos, nos quais são canais por onde o Espírito Santo é difundido no Mundo, podemos chamar a sete armas da Igreja, para levar o Reino de Deus a todo o Homem e Mulher, e os seus frutos "não são comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria" (Romanos 14:17) e só assim podemos explicar tamanha empresa, que já leva 2000 anos, mas só nos fins dos tempos é que o Reino de Deus alcançará a sua plenitude, quando os ímpios e os justos forem separados e todos os inimigos de Cristo estiverem a seus pés, Deus será tudo em todos. Por isso enquanto não vierem os Novos Céus e nova Terra, cabe à Esposa de Cristo, no qual Cristo é a Cabeça, combater pelo Reino de Deus, unindo os Homens a Cristo, através das armas dadas pelo o Próprio, os sacramentos, para que os homens digam como S. Paulo "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim" (Gálatas 2:20) para que Cristo e a Igreja possam ter muitos filhos... Permanecendo a Igreja fiel ao seu Esposo, combate os seus inimigos cujas obras são "adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedeiras, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."(Gálatas 5:19) por isso filhos de Deus, usai as armas que Cristo vos deu, para permanecerdes unidos a Ele, para que a presença do Reino de Deus se manifeste em vós pelos seus frutos e usai-as essas mesmas armas, para combater e fazer até das próprias pedras, Filhos de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário