quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Primado de Pedro, e a Fundação da Igreja Católica

"Bem aventurado és Simão filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus" (S.Mateus, XVI, 16-19)

Antes de mais é inquestionável que Cristo fundou a sua Igreja sobre Pedro, depois de Ele ter professado que Cristo era o Messias, o Filho de Deus, elegeu-o acima dos Doze, que acaba por ser evidente na leitura dos Evangelhos, pois é o mais citado dos Evangelistas, Cristo muda o seu nome de Simão para Pedro, o que só aconteceu três vezes na historia da salvação e em três momentos chave desta, as outras duas mudanças de nome feitas por Deus, foi com Abraão que se chamava Abrão e com Jacob, que veio a ser chamado Israel. Os Evangelhos mencionam que era invariavelmente na barca de Pedro que Cristo subia e daí pregava "Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes,subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca ao povo." (São Lucas, V, 3-4), No Evangelho é mencionado que Cristo se hospedava na casa de Pedro "Ao sair da Sinagoga, Jesus e os que o seguiam se dirigiram à casa de Pedro e André ..." (Marcos, I,29; Mateus, VIII, 14; Lucas, IV, 38)
Outro fato, que está estreitamente ligado a este último, é que Cristo manda pagar o tributo do templo por si e por Pedro, quando os colectores de impostos vão à casa deste cobrar pelo Mestre " ... vosso mestre não paga a didracma? Ele (Pedro) respondeu-lhes: sim. E depois que entrou em casa , Jesus o preveniu, dizendo: Que te parece Simão? De quem recebem os reis da terra o tributo ou o censo? De seus filhos ou de estranhos? E Ele (Pedro) respondeu: dos estranhos. Disse-lhe Jesus: logo são isentos os filhos. Todavia, para que os não escandalizemos, vai ao mar e lança o anzol, e o primeiro peixe que subir toma-o, e, abrindo-lhe a boca, acharás dentro um estater: tira-o e dá-lho por mim e por ti."(Mateus, XVII, 24-27).
Esse é um sinal tão distintivo da preferência de Nosso Senhor pelo apóstolo, que os demais, logo que Pedro se afasta, cercam o mestre para saber quem seria o maior no reino dos céus (Mateus, XVIII, 1).
Todas as vezes que os evangelistas nomeavam os doze apóstolos, o faziam invariavelmente começando por Pedro e terminando por Judas, com os demais ocupando lugares diferentes (S. Mateus, X, 2-4, S. Marcos, III, 16-19, S. Lucas, VI, 14-16, Atos, I, 13). Se não é difícil imaginar o porquê do último lugar ao traidor, também não o é o primeiro para Pedro. São Mateus é explícito: "Primeiro, Simão que se chama Pedro." (S. Mateus, X, 2-4).
A Pedro, e a ninguém mais, é confiado o pastoreio das ovelhas e dos cordeiros, a que nosso Senhor pede três vezes a confirmação de Pedro, e três vezes o confirma: "Disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Respondeu-lhe Pedro: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe (Jesus): Apascenta os meus cordeiros. Disse-lhe outra vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe (Jesus): Apascenta os meus cordeiros. Disse-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Ficou triste Pedro, porque pela terceira vez, disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo. Disse-lhe (Jesus): Apascenta as minhas ovelhas." (S. João, XXI, 15-17)

Retirado: http://montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=apologetica&artigo=primado&lang=bra#1-4

Não resta duvida que Pedro era o chefe dos Apóstolos, eleito por Deus, para apascentar e confirmar as suas ovelhas na Fé, e sobre Ele Cristo construiria a sua Igreja Santa, pois Cristo é sua cabeça e nós os seus membros! Aqueles que afirmam que cada Pessoa, é em si como que uma Igreja, tese sem base na Escritura Sagrada, e assim podendo interpretar as Escrituras arbitrariamente (Escrituras estas compiladas num só livro pela Igreja Católica, chamado Bíblia, confirmando estas como inspiradas pelo Espírito Santo), mais ao seu gosto, do que ao gosto de Deus e contrariamente ao que a própria Bíblia diz:"Nenhuma profecia é de interpretação particular" (II Pe. I, 20) (no entanto alegam que são sempre inspirados pelo o Espírito Santo), podemos dizer, então que são uma Igreja pecadora, pois todos nós somos pecadores, e segundo eles todos somos uma Igreja. E como é função da Igreja e da verdadeira religião ligar o homem a Deus, esta tem que ser santificante, por isso uma Igreja pecadora faz do seu ventre o seu Deus. Assim se percebe tantos erros nas Igrejas criadas pelos os homens, simples pecadores, já são mais de 20 mil seitas, acaso Cristo estaria dividido! Umas afirmam que Cristo veio ao mundo só em Espírito, outras que não morreu numa cruz, outras que o dia do Senhor é no Sábado, são tamanhas as contradições, que cada seita, em nome do bom senso, só podem dizer que é a única que salva, mas por outro lado, já são mais de 20 mil, e por isso dizem que todas se salvam, mesmo que uma diga que 2+2=1 e outra 2+2=2 numa contradição própria de quem não usa a razão, no entanto apesar destas contradições dizem que a Igreja Católica é única que não se salva pois apostou da Fé, ou que foi fundada por Constantino. Mas como dizia o Cardeal John Henry Newman ex-protestante "Aprofundar-se na história é cessar de ser Protestante", disse o Cardeal John Henry Newman, ex-protestante... e ensinava São Cipriano no século II que "ninguém pode ter a Deus por Pai se não tiver a Igreja Católica por Mãe" a Igreja Católica, foi a única Igreja fundada por Cristo, a única que cumpriu e cumpre todas as profecias a respeito da salvação dos homens contida na bíblia, evangelizou o mundo segundo a ordem de Cristo "Ide, pois, e ensinai a todas as nações" (Mt 28,19). Permaneceu unida na Fé, sobre Cephas, segundo a ordem de Cristo, e os seu frutos são incontáveis! A Igreja Católica é única que liga o Homem a Deus, pois é Santa, porque fundada por Deus, assim os seus membros podem se santificar, porque a cabeça da Igreja é Cristo, não um homem pecador!

Fundação de algumas Igrejas retirado do site: http://www.veritatis.com.br/article/4477

Ano Denominação Origem Fundador
33 Fundação da Igreja Católica Palestina Jesus
55 Igreja Católica se fixa em Roma, com Pedro e Paulo

1054 Igreja Ortodoxa Constantinopla Miguel Cerulário
1521 Igreja Luterana Alemanha Martinho Lutero
1523 Anabatistas Alemanha Zwickau
1523 Batistas Menonitas Holanda Menno Simons
1531 Igreja Anglicana Inglaterra Henrique VIII
1536 Igreja Presbiteriana Suiça João Calvino
1592 Igreja Congregacionalista Inglaterra John Greenwood e outros
1612 Igreja Batista Arminiana ou Geral Inglaterra John Smith
~1630 Sociedade dos Amigos (Quakers) Inglaterra George Fox
1641 Igreja Batista Regular ou Particular Inglaterra Richard Blount
1739 Igreja Metodista Inglaterra John Wesley
1816 Igreja Adventista EUA Willian Miller
1830 Mórmons EUA Joseph Smith
1865 Exército da Salvação Inglaterra Willian Booth
1878 Testemunhas de Jeová EUA Charles T.Russel
1901 Igreja Pentecostal EUA Charles Parham
1903 Igreja Presbiteriana Independente Brasil Othoniel C. Mota
1909 Congregação Cristã no Brasil Brasil Luís Francescon
1910 Igreja Assembléia de Deus EUA/Brasil D.Berg/G.Vingren
1918 Igreja do Evangelho Quadrangular EUA Aimée McPherson
1945 Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) Brasil Carlos D.Costa
1955 Cruzada o Brasil para Cristo Brasil Manoel de Mello
1962 Igreja Deus é Amor Brasil David Miranda
1977 Igreja Universal do Reino de Deus Brasil Edir Macedo

Quais, destas Igrejas são verdadeiras, a fundado por Cristo, ou pelos Homens, e se todas salvam, apesar de serem fundadas por pecadores, e não por Cristo, então porque a Fé é tão diferente, entre as várias Igrejas, e principalmente é diferente da Fé da Igreja Católica. Porque fazem de Cristo um mentiroso, ao afirmarem que as Portas do Inferno entraram pela sua Igreja, quando Constantino fez da Igreja Católica, religião do Estado, onde então estavam os verdadeiros Católicos para denunciarem tamanho acto de guerra, por parte do demónio, e porque só os cismas ocorreram depois do 1º milénio, e não acorreram logo no 5º século! Volto a apontar o que em cima já está citado, dizia o o Cardeal John Henry Newman, ex-protestante... "Aprofundar-se na história é cessar de ser Protestante" Cristo fez as núpcias com a sua Esposa na Cruz, não para que Ela o traísse, mas para que o amasse ainda mais! é a Igreja Católica, Mãe de todos os povos, segundo as Profecias e segundo a Historia.

Sem comentários:

Enviar um comentário