sexta-feira, 19 de março de 2010

O Estado e a Igreja Católica I

É bom o Estado ser Católico? Desde a sua origem e firmados na Fé Católica os povos Católicos construíram os seus Estados, definindo então dois poderes, o poder temporal e o poder Espiritual! O primeiro legitimado pela imposição do Bem da Justiça material na sociedade e o segundo pelo Bem da Justiça divina. Justiça divina que é firmada na realidade, como criação Boa de Deus, segundo a revelação que provêm da Fé Católica! A Justiça material com isto, deve estar submetida às leis naturais, que são inteligíveis à razão do homem, pois a justiça divina provêm de um poder mais alto. Assim todas as leis que vão contra a vida, contra a natureza, contra o homem, são repugnantes à razão humana. São leis injustas pois a autoridade da justiça humana não se pode impor à realidade sem destruir o próprio homem, que é o ser por excelência desta mesma realidade! O Homem não pode ser o centro do pensamento, pois se ele é o coroar da criação desde o Big Bang, não o é pelo seu poder ou intenção! A Igreja Católica, representante deste poder Espiritual, o é pela justiça de Deus, pois Jesus Cristo a instituiu-a no mundo.. Mas se o homem a rejeita, ainda que o seu poder e frutos sejam imensos, desde já o contributo e a legitimidade que deu ao poder temporal de se erguer tal como o conhecemos, o Estado! O poder temporal não pode absolutizar a sua Justiça e o seu poder, como já fez no passado (Absolutismo dos Reis ou do Estado) impondo o direito do mais forte sob os mais fracos, mas também, desde a a laicização do estado, impondo-se sob direitos superiores como o direito natural que a Igreja defende como expressão da vontade do Verbo de Deus, segundo a Fé Católica!
O mérito da Fé Católica além de serem os principais dogmas serem testemunhados pelos Apóstolos como realidades históricas, e hoje, se não cremos também nessa realidade, a história da Idade Apostólica torna-se incompreensível e uma impossibilidade psicológica! Os Historiadores fenomológicamente confirmam ao menos uma coisa, os Apóstolos que viram a ressurreição acreditaram, no que diz respeito à realidade não interessa! ou então é descrita assim: "A existência de Jesus Cristo é histórica, como histórica é a existência da Igreja. Entre as duas situa-se o acontecimento trans-histórico da Ressurreição"1
Mas do meu ponto de vista o maior mérito da Fé Católica, é que ela crê na bondade do mundo, e não o vê como opressor! "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Génesis 1:31) O ser existe para se dar, para iluminar, para aquecer, para ensinar, no fundo para servir, o Verbo de Deus no qual todas as coisas foram feitas, veio ao mundo e ensinou-nos dando o exemplo, Amando-nos desceu ao mundo e fez-se homem, morrendo por nós para a nossa salvação. Deus lavou os pés aos Apóstolos para nos ensinar a servir e não para oprimir. Assim todas as autoridades todos os poderes instituídos são legítimas na medida que servem aqueles, nos quais são responsáveis! Não defendemos nenhuma guerra de classe, ou a origem pecaminosa do poder, como se o próprio Ser fosse opressor, como se o mundo fosse opressor, como tudo o que é exterior a mim fosse uma opressão à minha existência, muito pelo contrário, tudo o que existe, só tem uma finalidade que é brilhar na existência servindo, dando-se a si próprio como uma árvore dá os seus frutos!
Voltando para o tema desta postagem, sim o Estado deve ser Católico, antes de mais porque a sociedade é Católica, e o Estado é o seu Povo, e não uma entidade que transcende as pessoas como o Estado Comunista que busca ser Deus.. Mas também o Estado deve ser Católico porque o Estado Católico busca a sua plenitude o seu desenvolvimento para dar os seus frutos e servir!
Só com a Justiça temporal submetida ao próprio fundamento da Justiça, a ordem sábia do universo constituída por Deus, a justiça temporal não dará tiros nos seus próprios pés, como acontece hoje, aconteceu no Comunismo, e outras ideologias materialistas, humanistas, absolutistas, socialistas como o Nazismo, pois como muito bem disse Martin Luther King" Tudo o que o Hitler fez na Alemanha foi legal" no entanto foram crimes, porque actos verdadeiramente maus e verdadeiramente injustos, independentemente da vontade da maioria ou do homem mais forte! Assim mais uma vez a Igreja contribui para o desenvolvimento Humano e Civilizacional pela elaboração do direito internacional fundamentado na verdade universal inteligível a todos os homens pela realidade comum!

1- A Igreja no Ocidente, das origens às reformas no século XVI - Mireille Baumgartner

Sem comentários:

Enviar um comentário