sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sida castigo de Deus?

Todas as pessoas sofrem, como eloquentemente o calvário indica. O Santo inocente, o pecador arrependido, e o pecador repelente. É do bom senso, que o mal nasce de comportamentos irracionais, que têm várias causas que julgo eu, a principal é a ignorância. Por isso quando o bispo aqui considera que a sida é uma justiça imanente, ou seja, consequência natural de comportamentos errados, não entendo o porquê de tanta polémica.

Existem pessoas com sida e sem culpa no que toca a esta questão em particular, o exemplo mais comum são as vítimas das infidelidades dos seus companheiros, entre tantos outros exemplos. No entanto todos estes casos, têm em comum um comportamento irracional ou vicioso como causa principal da disseminação da doença, que julgo eu, é isso que o Bispo ataca, ao chamar a sida de 'justiça', palavra que implicitamente julga o acto causador como mal. E tenho a certeza que todas as vítimas de sida inocentes, concordam com o Bispo, quando este culpa esses actos como intrinsecamente maus e causadores de ruína para o mundo e para essas pessoas em particular.

Muitas catástrofes foram explicadas ao longo da história como causas da Justiça divina, por exemplo Sodoma e Gomorra, a sida como epidemia moderna poderia ser também um castigo divino? No máximo, um castigo divino natural, pois a propagação da sida tem uma relação causa-efeito natural, estudada e relacionada a comportamentos mais liberais na área sexual, que provocam esta disseminação. Daí acho feliz a expressão utilizada pelo Bispo, de 'justiça imanente' à natureza, porque é realista, no entanto dura.

P.S. Graças a Deus não sofro de sida, mas concordo que para os que têm e são inocentes, talvez seja uma expressão ofensiva (todos temos cruzes que não são nossas). Mas essas pessoas são excepções que confirmam a regra, porque senão não se explicaria a proporção da epidemia.

2 comentários:

  1. Informe-se sobre o que é Sodoma e Gomorra... é sobre o pecado da inospitalidade. Além disso no meio desta palhaçada de afirmações é tido que homossexuais são intrinsecamente imorais e promíscuos o que é um mito, uma falsidade que só não muda no discurso da igreja porque são desonestos e porque se recusam a (re)conhecer a população homossexual, que atacam repetidamente. Que condenem certos comportamentos de uso e abuso do outro, ainda percebo, mas não podem particularizar orientações sexuais (é uma irresponsabilidade e falso), e muito menos dizer que é merecido quem tem SIDA (seja homossexual ou não), tê-lo. Coisa mesquinha e vil que só prova que a Igreja Católica é feita de humanos e uma organização humana bem maquinada. De divino e amor, zero. Por isso - e conheço muito bem a Igreja Católica - sou só adepta dos Direitos Humanos. Para valores basta, e com menos ruelas obscuras, escondidas e perniciosas como as das religiões.

    ResponderEliminar
  2. A história que contas sobre Sodoma e Gomorra está muito incompleta, e demonstra o pouco rigor intelectual da tua opinião .. Nunca disse, e muito menos a Igreja defende que os homossexuais são intrinsecamente imorais e promíscuos. Se é merecido ou não ter sida, não sei, mas o avanço da epidemia explica-se por comportamentos irracionais por partes das pessoas.. A Igreja Católica, podes ter a certeza, que tem muito divino amor para dar, porque Deus dá-lhe infinitamente e nunca a abandonou e por isso já existe há 2000 anos, agora os poderes temporais esses já passaram porque de facto não têm amor.

    ResponderEliminar