segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fariseus, Saduceus e Essénios

Continuação da anterior Postagem!

Este texto foi retirado do meu outro blog e este retirado do livro "History of the Christian Church" de Philip Schaff

Elas esperavam prinçipalmente por um politíco. Que restauraria o reinado temporal de David numa escala muito mais esplendorosa, sendo ofendidos com a forma de Jesus, e o seu reinado Espiritual. A moral dos Judeus era muito melhor do que a dos Pagãos, mas sobre o peso da sua estrita obediênçia à lei, eles concederam grande corrupção. No Novo-Testamento são vistos como pessoas obstinadas, ingratas e uma raça impernitente, filhos da serpente, e uma geração de víboras. O seu próprio Sacerdote e historiador, Josefos, que geralmente esforça-se por apresentar os Judeus para os Gregos e Romanos numa luz favorável, descreve-os dessa altura como depravados, e mereçedores do temeroso castigo da destruição de Jerusalém. Como na Religião os Judeus, espeçialmente depois do exílio da Babilónia, aderiram espeçialmente a letra da lei, e às suas tradições e cerimónias, mas sem conhecer o espírito e a força das escrituras. Eles partilhavam um fanático horror do paganismo, e por isso foram desprezados e odiados, mas pela a sua indústria, tacto e Juízo, eles conseguiram ganhar grande riqueza e consideração nas cidades do largo império Romano. Depois do tempo de Maccabees(B. C. 150), eles caíram em três facções de partidos, que respectivamente representavam as três tendênçias do formalismo, cepticismo e misticismo, todas indicando a dissolução da antiga Religião e o nascimento de uma nova. Nós podemos comparar as três tendênçias com as escolas filosóficas da Gréçia, o Estoicismo, Epicurismo e Platonismo, e também as três seitas do Mohammedanism, os Sunitas que são tradicionalistas, os Sheas, que aderem ao Corão, e os místicos, que procuram a verdade religiosa na “sensação interna divina”.
1. Os Fariseus, as “Elites”55 foram, por assim dizer, a Imagem do Judaísmo. Eles representavam a tradição e ortodoxia, o formalismo, o Judaísmo verdadeiro e o fanatismo e dogma Judaico. Eles tinham grande influênçia nas pessoas e prinçipalmente nas mulheres, e controlavam o trabalho público. Eles confundiam piedade com teoria ortodoxa. Eles carregavam as sagradas Escrituras com as tradições dos antigos tornando as Escrituras “sem efeito”. Eles analisavam a lei Mosaica minuciosamente, e substítuiram por um um labirinto de casuísmo um código vivo. “Eles estabeleceram fardos pesados e dolorosos nos ombros do homem” e no entanto eles mesmos “não moviam os seus dedos”. No Novo Testamento eles carregavam particularmente a hipocrisia, com, ilustres excepções, obviamente como, Nicodemus, Gamaliel, e o seu discípulo, Paulo.
2. O mais pequeno grupo os Saduceus56 eram cépticos, racionalistas, e mundanos, e tinham praticamente a mesma posição como os Epicuristas, e os seguidores da Academia nova do paganismo Grego e Romano. Eles aceitavam as sagradas Escrituras (especialmente Pentateuco), mas rejeitavam as tradições orais, negavam a ressureição dos mortos, a imortalidade da alma, a existênçia de Anjos e Espíritos, e a doutrina da Providênçia Divina. Os seguidores estavam entre as pessoas ricas, e tiveram por algum tempo a posição de Sumo-Sacerdote. Caifás pertençia a esta partido. A diferença entre os Fariseus e os Saduceus reapareçeu no Judaísmo Moderno, que estão divididos entre os partidos da ortodoxia, liberal e racional.
3. Os Essénios (que são conhecidos unicamente por Philo e Josephus) não eram um partido judaico, mas sim uma mística e ascética ordem ou fratenidade,e viviam maioritariamente, monásticamente em vilas ou no deserto de Engedi no Mar Morto.57 O número por volta dos 4000 membros. Com um arbitrária, e alegórica interpretação do Novo-Testamento, eles combinavam alguns elementos teológicos do estrangeiro, quais semelhavam fortemente aos prinçípios das escolas pitagóricas e Platónicas, mas provavelmente eram derivados (como o Gnoticismo e Maniqueísmo) de religiões orientais, espeçialmente de Parcism. Eles praticavam a comunhão de bens, vestiam vestes brancas, rejeitavam comida animal, sacrifiçios sangrentos, juramentos, escravatura, e (com algumas excepções) casamentos, e viviam com a maior simplicidade, esperando alcançar a santidade. Eles eram os percusores do monaquísmo Cristão. A seita dos Essenes raramente ou nunca entrou em contacto com o Cristianismo sob os Apóstolos, excepto na forma de uma heresia em Colossae. Mas o Farisaísmo e os Saduceus, particularmente o anterior, são conhecidos no Evangelho como inimigos de Jesus, hostis uns para com os outros, mas unidos para condenar Cristo à morte na Cruz, que no entanto acabou com uma gloriosa resurreição, que foi a fundação da vida espiritual do crentes Pagãos e Judeus.

2 comentários:

  1. Nao estar escrito no novo evangelho, toda a trajetoria de Jesus Cristo, por exemplo aonde Jesus ficou dos 13 anos aos 30, se a vida publica do mestre so durou tres anos aqui na terra,porque os diciplos quem escrevia todos os acontecimento vividos com o divino mestre Jesus uns dos maiores mandamentos do mestre dos mestres, Amai teu proximo como a ti mesmo (Oliveira) Um forte abraco Deus vos abencoe...

    ResponderEliminar
  2. Amigo do blog, os essenios eram chamados de nazarenos e dividiam se em grupos de 12 , acreditavam em curandeirismo com as mãos, andavam de branco e eram celibatarios. Hoje se sabe que o cristianismo(judaismo messianico romano) nasceu do essenismo nazareno judaico. Eles se chamavam de "seguidores do caminho" e tambem de "a nova aliança" este termo foi traduzido do aramaico por cristãos e dai nasceu o termo "novo testamento", eles se dividiram em varios grupos depois da destruição de israel em 70 DC: igreja catolica, cristãos gnosticos, ebionitas , mandeanos e outros.
    Infelizmente não ha provas historicas nem de jesus, nem de seus apostolos(dos "12"), de mais de 100 historiadores que viveram no ano 0 ao ano 50 ninguem viu nada , no talmude judaico não fala nada, fala de um homem que viveu em 80AC e teve 5 discipulos.
    Sabe-se que joão(batista) existiu mais o que se sabe dele não tem ligação alguma com o que o cristianismo diz dele e seus seguidores(mandeanos) negam a versão do cristianismo.
    Sabe se que tiago o justo existiu, e ele foi um dos homens mais importantes do final de israel ,ele foi lider dos essenios nazarenos de 30 a 62 em israel, isto é mais uma prova substancial de que o cristianismo nasceu do essenismo judaico, a igreja romana depois inventou que tiago o justo foi "bispo de jerusalem" so faltaram combinar com ele, porque ele mesmo nunca soube disto.
    Ate hoje a igreja romana mantem habitos essenicos nazarenos como se dividir em 12 com um lider(papa), andar de branco, celibatismo, batismo na agua, benção sagrada com as mãos(principal crença judaica essenica) ,o lider dos 12 nos judeus essenios era chamado de "mestre da justiça".
    E os essenios não são conhecidos só por (josefo e philo) os essenios era o maior grupo religioso messianico em israel do seculo -1 ate a destruição em 70DC, estão no talmude, na arqueologia, historiadores romanos ,gregos e egipcios sabem dele, josefo foi criado por um judeu essenio quando jovem.
    Os evangelhos não falam dos essenios justamente porque foi escrito por eles, por isto só falam dos outros 2 grupos que existiam: fariseus e sadeceus.
    A verdade do que aconteceu na origem do cristianismo ja é sabida por diversos arqueologos e historiadores porém não pode ser explanada na midia pra não destruir o cristianismo, religião criada em 325DC no concilio de niceia que canonizou jesus como um Deus sol romano colocando seu nascimento no festividade pagã do nascimento do sol depois do solsticio do inverno (sol para em 22 de dezembro e retorna em 25 de dezembro ) mesma data que outros redentores nasceram como: dionisus, seraphis, mithras e tamuz. Grande parte do cristanismo romano é plagiado do mitrianismo que era a religião estatal de roma antes do cristianismo, mithra pra quem não sabe foi um redentor persa que ligava as pessoas ao Deus unico da persia aura mazda, os mitrianistas faziam um ritual de hostia, bebiam o sangue eo corpo de mitra que teve 12 discipulos na mitologia persa, isto é oriundo de crenças astrologicas porque o sol tem 12 signo do zodico , por isto : 12 tribos de israel, 12 apostolos , 12 trabalhos de hercules e etc. Sinal da cruz veio da babilonia no culto a tamuz, a sigla INRI era cultuda em diversas religiões no mitrianismo romano(que veio da persia) significava "Ignem Natura Regenerando Integrat", estes sons foram levados por essenios para israel.

    Abaixo a mitologia do cristianismo.

    ResponderEliminar